Esponja de Cozinha Quanto Tempo Dura

Esponja de Cozinha Quanto Tempo Dura
Deixe Sua Avaliação

Esponja da cozinha: Será que você troca no tempo certo?





Algumas pesquisas alemães definiram quando coloca-las ao lixo, a fim de evitar proliferação de bactérias ameaçadoras!

quanto tempo dura uma esponja

Uma esponja de cozinha concentra mais bactérias do que agente imagina

Esponja de Lavar Louça: Bactérias





Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o banheiro não é o lugar da casa que se tem mais bactérias. Estudos sugerem, acredite, que esse posto é da cozinha.

Tambem, pesquisadores da Universidade Furtwangen, na Alemanha, descobriram também que muitos dos micro-organismos que vivem ali estão agrupados em um objeto que se parece inocente :Sim, a ESPONJA que fica em cima da pia.

“Ela tem uma maior diversidade bacteriana do que se imaginava anteriormente”,falam os autores. O trabalho, foi baseado em uma análise de 14 esponjas e suas condições de uso, foi publicado na revista Scientific Reports.

esponjas de lavar louça bactérias

E o mais interessante disso, pelo visto, não adianta muito limpar o acessório. Embora o uso de água fervente e do micro-ondas já tenha demonstrado auxiliar na redução de bactérias da esponja, nessa pesquisa o benefício não se foi repetido.

Com isso, os cientistas alemães viram que essa “higienização especial” até aumentou a quantidade alguns micro-organismos na chamada bucha.

Eles acham que os bichinhos mais resistentes não só sobrevivem ao processo sanitário como rapidamente recolonizam as áreas, digamos, devastadas – assim, tudo volta o que era antes.

Já que a limpeza não é eficaz… “Então, nós sugerimos que sejam trocadas regularmente as esponjas de cozinha”, falam os autores. A troca deveria ocorrer uma vez por semana. Até porque, entre esses milhões de bactérias, alguns têm, sim, potencial de causar muitas doenças.

Principais Erros Com as Esponjas de Lavar Louças





esponja de lavar louça

  • Armazenar a esponja no lugar errado

Sabe aquele porta-utensílios de pia que as marcas insistem em fazer um espaço especial para o sabão em barra e nós insistimos em guardar a esponja junto?

Ele simplesmente não deveria existir, pois o sabão em barra é capaz de levar ainda mais bactérias para a esponja e para a louça, já que – diferente do detergente líquido – ele não possui ação bactericida.

Além disso, o melhor é guardar o objeto bem longe do sabão em barra: “enxaguar bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma, depois torcê-la bem para deixá-la seca e aí sim guardar em local seco para escorrer o resto de água”.

  • Usar a esponja para diferentes finalidades

Se o seu filho, sem querer, encharcou a esponja de lavar louça com produto de limpeza para limpar alguma parte do quarto dele, por exemplo, não adianta desinfetá-la em nenhuma condição, a esponja deve ser substituída.

Inclusive, o ideal é que as foram utilizadas em algum momento para lavar louça não sejam remanejadas para alguma outra função, pois já estão com acúmulo de bactérias do acúmulo de alimentos.

A dica é: quando comprar um pacote de esponjas, indique uma para cada função de limpeza da casa e encontre uma forma clara de classificá-las, para que todos da família entendam para que servem; pode ser uma etiqueta, um saquinho ziploc, etc.

 

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos :)