Por Que é Difícil Perder Peso Depois do 40

Por que é difícil perder peso depois dos 40

Porque há tanta dificuldade em perder peso quando chegamos aos 40 anos? Para responder a esta dúvida e tantas outras corremos atrás de respostas para isso.

perder peso depois dos 40

Depois de entrar nos 40, a saga do aumento do peso bate à porta. Mesmo que tenha sido sempre magra e com hábitos regulares de prática de exercício físico, há sempre uns quilos a mais que teimam em persistir. Não há nada que os elimine, nem o cuidado com a alimentação nem sequer as idas ao ginásio, mesmo que aumente a frequência e intensidade.

Aprenda Emagrecer Com Saúde 

História Clinica e Controle dos Hormônios

Na consulta de diagnóstico, a primeira coisa que a especialista Teresa Branco precisa saber é a história clínica de quem tem à frente, bem como a evolução do seu peso ao longo do tempo. Neste caso, o aumento de peso e a incapacidade para o perder começou por volta dos 41 anos de idade.

Mas ao tentar perceber-se em que outros momentos houve algum aumento do peso, a especialista chega a uma questão relevante e comum a muitas mulheres: a pílula anti concepcional. Neste caso, o aumento de peso coincide com a inclusão da pílula. Porém, se deixar a pílula terá outros sintomas como fortes cólicas menstruais, fluxo muito abundante e uma tensão mamária que se prolonga quase durante todo o ciclo.

por que é dificil perder peso depois dos 40

Segundo a especialista, estes são “sintomas de uma mulher que muito possivelmente já apresenta um défice de progesterona, um dos hormônios feminino”, pelo que poderá estar numa “eventual pré-menopausa”. Para termos a certeza, é preciso realizar alguns exames específicos ao vigésimo primeiro dia do ciclo.

Aprenda Emagrecer Com Saúde 

Outros detalhes que a especialista precisa esclarecer passam pelo funcionamento intestino, a temperatura corporal, os níveis de energia e eventuais alterações no cabelo, pele e unhas. Alguns sintomas até podem já ter sido identificados, nomeadamente, trânsito intestinal mais lento nos últimos anos, assim como má digestão de alguns alimentos, sensação de enfartamento e inchaço abdominal.

A especialista acabou por concluir que tal resultava de alguns alimentos em relação aos quais foi desenvolvida uma certa intolerância, mesmo não sendo calóricos e que até sejam recomendados para dietas de controlo de peso.

Avaliação da Tireoide e das suprarrenais

Além do controle hormonal ovárico, Teresa achou pertinente perceber também como estaria a funcionar a tiroide. Tal justifica-se porque, nas suas palavras “de todas os hormônios, as produzidas aqui são as mais importantes, contribuindo para o desenvolvimento e função das outras glândulas”.

No decorrer da conversa, a especialista disse ser também importante avaliar o metabolismo das suprarrenais, glândulas localizadas por cima dos rins e responsáveis pela produção de diversas hormonas. “Quando estão cansadas, o que acontece com frequência em mulheres desta idade com uma vida muito ativa e sujeitas a elevados níveis de stress, começam a produzir hormonas de forma descontrolada”, explicou. Desta forma, as suprarrenais podem estar igualmente a contribuir para o aumento do peso, dificultando o emagrecimento. Há que realizar análises, mais específicas, para ter a certeza.

Aprenda Emagrecer Com Saúde 

Fome Emocional

porque é difícil perder peso depois dos 40

“Será que houve alguma alteração na forma como lida com a comida? Terá passado a comer mais em situações de stress, angústia, frustração ou mesmo de felicidade?” A resposta foi afirmativa. Desde há algum tempo que a comida estava a funcionar como um conforto, mesmo sabendo que tal não ajuda a perder os quilos pretendidos.

Mas em momentos de grande ansiedade no trabalho, por exemplo, a verdade é que é difícil resistir a um chocolate ou a um pacote de batatas fritas. A conclusão foi imediata: há um padrão de fome emocional e, muito possivelmente, o desequilíbrio no organismo estaria a contribuir para uma menor saciedade e maior apetência por alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares.

Aprenda Emagrecer Com Saúde 

 

 

 

Por Que é Difícil Perder Peso Depois do 40
Deixe Sua Avaliação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos :)