Quanto Mais Suar Mais Emagrece?

Quanto Mais Suar Mais Emagrece?
Deixe Sua Avaliação

Suar Emagrece? Mito Ou Verdade?





O que você acha quando dizem “quanto mais suar mais emagrece”? Certos pensamentos, sobre a ideia de que quanto mais suarmos nas atividades físicas, melhor será o resultado na hora de emagrecer, porém podem ser prejudicais à saúde se a hidratação não for a correta.

suar emagrece

Algumas Verdades e Mitos a Respeito do Suor

Na verdade, temos que entender que o papel principal do suor (ou sua função) é a eliminação da temperatura corporal, ou seja, um mecanismo pelo qual o organismo tenta reduzir os valores de temperatura como se fosse uma válvula de resfriamento do corpo, por exemplo, num estado febril, onde suamos mais para reduzir a temperatura interna gerada pela febre. Esse pensamento de que caso não suarmos, não emagreceremos, é contraditório e equivocado pois, no inverno, suamos menos e não deixamos de gastar calorias e emagrecer ao praticarmos um exercício físico. 

Quanto Mais Suar Mais Emagrece?

Em um tempo caloroso, e durante a atividade física, o corpo sua mais principalmente na cabeça, nas axilas, nas mãos, nas virilhas e nos pés, que são ambientes mais úmidos, fechados e quentes. Com a transpiração, perdemos 95% de água e 5% de eletrólitos, substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio, e que reagem com a água fazendo a condutividade elétrica no sangue. Alterações no valor da temperatura basal durante a pratica de esportes não causam prejuízo algum, porém, alterações expressivas podem provocar desidratações acentuadas e, assim, gerar disfunções no sistema nervoso central como náuseas, tonturas e a redução nas taxas de transpiração. E se esses aumentos continuarem a ser abruptos, podem levar a lesões permanentes nas células renais e no cérebro, colocando o indivíduo a danos cerebrais irreversíveis e, até mesmo, o levando a óbito.

Suar Nem Sempre é Sinal de Emagrecimento!

quanto mais suar mais emagrece

Os termorreceptores da pele percebem que a temperatura ambiente, ou corporal, está alta e avisam o cérebro, que ativa o sistema nervoso simpático, responsável por emitir um sinal às glândulas sudoríparas. São estas as células que começam a produzir o suor. A quantia de suor liberada por uma pessoa depende se ela está fazendo atividade sob condições ao ar livre, sob o sol, ou em ambiente fechado e climatizado, e depende também da idade, do sexo, do peso, da duração, da intensidade do exercício, da temperatura ambiente, da umidade do ar e do tipo de roupa utilizada. São vários fatores para se avaliar.

Uma das melhores dicas importantes é ingerir líquidos antes, durante e após atividades físicas para perder peso (para manter o corpo hidratado) como água, água de coco, isotônicos, sucos, chás e caldos leves. Além disso, devemos aumentar a ingestão de frutas, que também contêm sais minerais e auxiliam na reidratação do corpo. A conclusão então de quem fala “quanto mais suar mais emagrece”, esta errada, e muito.

Quem Sua Mais?

Um estudo realizado em 2002 pelo Instituto de Fisiologia Ocupacional da Universidade de Dortmund (Alemanha), concluiu que os homens podem suar 250 gramas por hora, o que representou 70 gramas a mais do que as mulheres observadas no mesmo período. Entretanto, dados do Instituto Australiano do Esporte indicam que essa característica não significa que as representantes do sexo feminino possuam maior capacidade de regular a temperatura corpórea. Ao contrário, como o índice de suor é inferior, há menor oportunidade para dissipar o calor. Daí a sugestão de que elas refresquem o corpo borrifando água e usem roupas que não retenham o calor, principalmente durante a prática de exercícios.

Clique aqui e descubra: O que é o suor?

 

 

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos :)